A Serra acima das expectativas

Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo por quem ama e vive na região.

Arte - 11 matérias cadastradas

Exposição Migração

Stefan Zweig recebe Luiz Aquila

 

A inauguração da exposição Migração na Casa Stefan Zweig, última moradia do escritor e humanista que se refugiou no Brasil no período da expansão nazista durante a Segunda Guerra Mundial, marca a proximidade possível entre distintas expressões artísticas e distintos períodos históricos, porém sob a mesma experiência do exílio.

Em 1970, período difícil para sua geração, com a ditadura, o AI5, amigos perseguidos, muita tristeza e indignação, Luiz Aquila deixou seus líricos e sensíveis desenhos e com régua, compasso, guache preto e tira-linhas sobre papel Kraft produziu 12 trabalhos que agora poderão ser lembrados.

Com texto de apresentação de Vanda Klabin, a mostra faz um paralelo com o período em que o austríaco Stefan Zweig se refugiou em Petrópolis.  Para a cientista social e historiadora de arte, ao migrar para outra forma de expressão, Luiz Aquila cria uma interlocução com a experiência do exílio por meio de uma série de trabalhos onde está presente uma redução do seu discurso policromático, tecendo um imprevisível diálogo visual com Stefan Zweig.

“Sua

Continuar Lendo

Matérias anteriores

© 2016 UP TO SERRA. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Scriptorio Comunicação

>