A Serra acima das expectativas

Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo por quem ama e vive na região.

Decoração - mais 9 matérias cadastradas

Um novo ciclo de vida

Luiz Eduardo Indio da Costa assina reforma e ampliação de casa que construiu em 2002, em Pedro do Rio, e lança em SP livro com projetos feitos nos últimos dez anos

23 Apr 2017   /  1018 visualizações

Luiz Eduardo Indio da Costa assina a reforma e ampliação de projeto que construiu em 2002, em Pedro do Rio

Divulgação

O croqui de como ficará a construção, após a ampliação: no platô superior novos ambientes para receber

Tudo na vida é ciclo. E as mudanças podem ampliar nossa ação no mundo. Isso vale para nós humanos e para projetos arquitetônicos. No caso das casas, elas ampliam funções, conforto e abrem espaço para receber os amigos. É o que está acontecendo neste exato momento com o projeto de Luiz Eduardo Indio da Costa, em Pedro do Rio, distrito de Petrópolis. O projeto, erguido num terreno em aclive em 2002/2003, está sendo ampliado e renovado. E faz parte do livro que a Índio da Costa AUDT lançou esta semana em São Paulo.

O arquiteto e urbanista assina o livro “Indio da Costa, Ar como Arquitetura”, que foi organizado por Ana Borelli. É uma edição luxuosa, bilíngue, com mais de 400 páginas, que traz 16 projetos criados nos últimos 10 anos. Entre eles, alguns que foram sucesso dentro e fora do país, como a Marina da Glória, Orla Rio, Porto Olímpico e Pavilhão Abu Dhabi. O escritório Índio da Costa AUDT também assina escolas, casas e escritórios de Rio de Janeiro, Angra dos Reis e estado de São Paulo. A edição inclui fotos, croquis, plantas, cortes e textos.

A reforma deve acabar em janeiro, e vai trazer mais espaço, mantendo os imensos panos de vidro, que trazem o verde do entorno para as áreas de convivência. Inspirador.

O livro descreve a construção como “Uma casa transparente e aconchegante. O projeto é racional por sua estrutura metálica e, ao mesmo tempo, doce e orgânico com seus telhados de telha de barro e seu paisagismo envolvente”. Outro detalhe pensado para deixar o ar penetrar no interior são as paredes que não tocam o teto”, nas áreas sociais. “Um toldo elétrico deslizante permite que parte da piscina e uma varanda sejam cobertas ou descobertas a qualquer momento”. No caso de endereços na Serra, uma medida inteligente e funcional.

 

FICHA TÉCNICA

Local: Pedro do Rio – RJ

Área do terreno: 5.500m²

Área construída: 360m²

Autor do Projeto: Luiz Eduardo Indio da Costa

Colaboradora: Mariana Caillaux

 

Ano do Projeto/Construção: 2002/2003

Galeria de imagens



© 2016 UP TO SERRA. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Scriptorio Comunicação

>