A Serra acima das expectativas

Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo por quem ama e vive na região.

Altos Negócios - mais 9 matérias cadastradas

Cerveja das Montanhas

Projeto de turismo cervejeiro ganha Festival em Nova Friburgo

3 Feb 2020   /  287 visualizações

Os quatro ingredientes fundamentais de qualquer receita de boa cerveja – água, malte, lúpulo e levedura – ganham na Serra Fluminense uma&

Nova Friburgo recebeu nos dia 25 e 26 de janeiro a primeira edição do Festival Cerveja das Montanhas, organizado pela Rota Cervejeira do Rio de Janeiro. Foram 20 cervejarias com produtos para degustação de um público estimado em cinco mil pessoas.

O evento teve entrada gratuita e apresentou mais de 80 rótulos produzidos por cervejarias da região serrana do Rio de Janeiro (Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Guapimirim), além de alguns chopes idealizados especialmente para o festival.

Ana Claudia Pampillòn, coordenadora da Rota Cervejeira RJ, explica que o festival era um sonho antigo da associação. “A ideia central é fomentar a cultura cervejeira com um festival proprietário. Trata-se de uma plataforma para consolidarmos e divulgarmos nosso projeto turístico-cervejeiro para a Serra Verde Imperial. O festival torna visível para o público consumidor o conjunto de mais de 80 rótulos de nossas cervejarias. É uma alegria ver o Nova Friburgo Country Clube lotado, confirmando a vocação da região para abrigar eventos como esse e contemplando com sucesso aqueles que acreditaram no projeto. Sem os apoiadores, a realização deste evento não seria possível”. 

Participaram do festival as cervejarias  integrantes da Rota Cervejeira Rio de Janeiro distribuídas em estações individuais e padronizadas: Black Princess (Grupo Petrópolis), Bohemia, Brewpoint, Odin, Tortuga Craft Beer, Doutor Duranz, Brassaria Matriz, Da Corte, Madame Machado, Vila de Secretário, Colonus, Rota Imperial, Lumiarina, Barão Bier, Pontal, Alpendorf, Soul Terê, Mad Brew, Kanton Bier e Favre Baum. Todas estavam munidas de quatro torneiras, sendo três delas com estilos de linha e uma com uma cerveja especialmente produzida para o festival.

O evento promoveu um concurso informal com influenciadores e consumidores para escolher a melhor cerveja local. Promotores fizeram a pesquisa de opinião, apresentando todas as cervejas e rótulos para o público presente por meio de tablets. Os amantes de cervejas participaram da votação com entusiasmo e até formaram torcidas para cervejarias.

Ao final da apuração, a Medalha de Ouro ficou com a cerveja Black Princess APA-82, do Grupo Petrópolis; a de Prata com a Colonus nº 7, Belgian Blonde Ale, da cervejaria Colonus; e a de Bronze com a cerveja Obra-Prima IPA, da Dr. Duranz.

Também fizeram sucesso as aulas gratuitas sobre harmonizações, processos de produção e o universo cervejeiro. Os conteúdos foram ministrados pelo Sindicato das Indústrias de Alimentação de Nova Friburgo em horários regulares ao longo dos dois dias.

” O Festival Cerveja das Montanhas foi desenvolvido para ser o grande motor de divulgação da cultura e turismo cervejeiro na Serra Verde Imperial. A experimentação, provocação e desenvolvimento de toda uma cadeia produtiva e turística através de uma plataforma onde o consumidor terá acesso não só às marcas, mas também aos ativos que emolduram a Rota Cervejeira”, sintetiza Ana Claudia Pampillon.

O Festival Cerveja das Montanhas é realizado pela Rota Cervejeira do Rio de Janeiro, agências Pra Cima e Convés Criativo, com patrocínios da Bom de Beer e Alpha Lúpulos com apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, Revista da cerveja, HDCLEAN – Produtos de limpeza profissional, Agavic, Cervinox, Acianf, Nova Friburgo Country Clube, Prozyn, Alterdata, Saber Beber e SINDANF.



© 2016 UP TO SERRA. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Scriptorio Comunicação

>