A Serra acima das expectativas

Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo por quem ama e vive na região.

Sustentável - mais 9 matérias cadastradas

Boas práticas sustentam hospitalidade em Petrópolis

Solar do Império moderniza instalações com foco em sustentabilidade e história

3 Feb 2020   /  45 visualizações

Restaurar um casarão de 1875 em Petrópolis e oferecer uma hotelaria de requinte e conforto na região serrana é o projeto de vida do&

Atualizar o hotel para a moderna hotelaria com foco em sustentabilidade foi o que norteou as mudanças mais recentes no conjunto de dois casarões tombados no centro histórico de Petrópolis. A gerente-geral, Jane de Assis, explica que não seria possível alterar as características da casa, tombada pelo Iphan, mas que independente de mudanças estruturais há muitos caminhos para garantir sintonia com as novas demandas por práticas sustentáveis e a exigências dos hóspedes que frequentam a alta hotelaria. “A hospitalidade e o conforto são resultado do cuidado com detalhes que fazem toda a diferença e proporcionam uma experiência contemporânea em uma instalação histórica: trouxemos uma roupa de cama ainda mais gostosa, criamos uma nova suíte, bem grande, com dois ambientes para atender noivos e famílias grandes, desenvolvemos uma programação cultural que resgata a história do Brasil e outras iniciativas focadas em tornar nosso hotel memorável e nossa operação mais sustentável”.

Erguido na mais nobre Avenida de Petrópolis, a Av. Koeler, a beleza arquitetônica do palacete sintoniza com outros monumentos da cidade imperial e oferece requinte, conforto e cultura a seus hóspedes e visitantes. O arquiteto Gustavo Cotrim, responsável pelo projeto anterior, assinou a recente repaginada nas construções de 1875 e 1893. O espelho d’água do jardim foi transformado em um lago de carpas, com filtragem biológica e equipamentos de baixo consumo energético. Também foi instalado um sistema de coleta de águas pluviais.

Em sinergia com a atualização de processos e práticas, o restaurante Imperatriz Leopoldina, que é aberto a hóspedes e não hóspedes, também apresenta novidades. A história do Brasil inspirou a consultora de gastronomia Cláudia Mascarenhas criar um menu contemporâneo com referências à mesa do Império. Produtos bem locais, como embutidos feitos na região e orgânicos que chegam direto da horta da Pousada Tankamana, em Itaipava, servem à influência portuguesa e francesa de um paladar com toque imperial.

O menu, preparado pelo chef do hotel Bertrand Materne, tem entradas memoráveis como os croquetes de alheira com caramelo de juçaí e barriga de porco com mousseline de banana-da-terra. Já entre os pratos principais, o bacalhau (re)pensado na cama é um clássico da casa que em  nova versão passou a ser servido em panela de cobre.

A área de lazer do Solar do Império, além de um lindíssimo jardim com bancos e mesas onde os hóspedes podem tomar o café da manhã, oferece SPA com piscina clorada e ao ar livre, piscina aquecida e coberta, saunas seca e a vapor, banheiras de hidromassagem, equipamentos de fitness e salas de massagem.

O hotel tem estacionamento interno e exclusivo, comodidade importante para quem deseja o conforto de apreciar a cidade em caminhadas.

 Fica como destaque um patrimônio imaterial:  a equipe que atende os hóspedes e visitantes com gentileza e profissionalismo ímpar em perfeita harmonia com a beleza – e agora as práticas sustentáveis - das instalações.

 

Galeria de imagens



© 2016 UP TO SERRA. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Scriptorio Comunicação

>