A Serra acima das expectativas

Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo por quem ama e vive na região.

Sustentável - mais 9 matérias cadastradas

Castelo Montebello

História e sustentabilidade sob nova direção

6 Aug 2017   /  520 visualizações

Os produtores de eventos Azra El Akbar e Victor Barbosa, que administram do local, querem incentivar o turismo de sustentabilidade. 

Divulgação

Há cem anos, o diplomata Frederico Feitosa, descendente de portugueses, iniciou a construção do Castelo Montebello, no coração de Teresópolis. Mas, após algum tempo, decidiu morar na Inglaterra. Sem herdeiros, vendeu a residência em estilo anglo-normando, com paredes externas cobertas de pó de pedras, a um aristocrata italiano, que fez do local sua casa de veraneio. Em 1950, a construção tornou a ser negociada. E assim, passando de família em família, o patrimônio da cidade serrana chegou aos dias atuais com mudanças que não alteraram significativamente sua arquitetura e com muita história para contar.

Desde fevereiro, o Montebello é administrado pelos produtores de eventos Azra El Akbar e Victor Barbosa. Eles arrendaram o local visando à criação de um espaço de sustentabilidade e de visitação histórica e cultural, que é precária em Teresópolis, segundo os sócios. O sonho e a determinação deles estão dando certo. Além de abrigar festas de aniversário e corporativas, turistas e mais de 500 alunos de escolas da região já passaram por ali. Além do passeio dentro do castelo, as pessoas podem aventurar-se por trilhas na propriedade. Azra conta que são 10 mil metros quadrados de área preservada e protegida de Mata Atlântica, a maior floresta urbana de Teresópolis. “Queremos incentivar um turismo de sustentabilidade”, afirma ele.

Em breve, os visitantes poderão conhecer, através de fotos expostas pelos quatro andares, como se deu o crescimento do município, resgatando, assim, seus 126 anos de fundação. O fim da visita guiada será na torre, de onde se tem a vista mais alta do centro e constata-se no que se transformou a cidade batizada em homenagem à Imperatriz Dona Teresa Cristina, mulher de D. Pedro II. “Espero levar Teresópolis à posição de primeira cidade turística do estado”, diz Azra.

Galeria de imagens



© 2016 UP TO SERRA. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Scriptorio Comunicação

>