Cenário para casamento
Daniela e Sonia Infante assinam paisagismo de residência em Itaipava, onde troncos e grandes pedras servem de esculturas naturais

Espécies da Mata Atlântica, que cerca a casa, serviram de elementos de transição para projeto da Arteiro Paisagismo
Divulgação/Henrique Magro

O espaço em aclive, onde a casa se destaca no topo do terreno, recebeu elementos como degraus de granito e esculturas naturais, como troncos de árvores
A Mata Atlântica que fica no entorno dessa residência, construída em Itaipava, distrito de Petrópolis, foi a inspiração para o paisagismo criado por Daniela Infante. As espécies nativas fora replicadas, funcionando como área de transição. “Apostamos em um jardim que se integrasse à paisagem e que exigisse baixa manutenção. Já o grande gramado foi inserido como opção de cenário para o casamento da filha dos proprietários, assim como para outros eventos familiares”, explicam as autoras do projeto Daniela e Sonia Infante, à frente do Arteiro Paisagismo.
O espaço em aclive, onde a casa se destaca no topo do terreno, recebeu maciços elementos verticais, como pedras, e planos, como os degraus de granito; e esculturais, como troncos. E foi justamente as grandes dimensões que atraíram as paisagistas. “A sensação de liberdade não encontra limites, enquanto as montanhas proporcionam um sentimento ímpar de aconchego”, destacam.
A área de lazer com piscina, à esquerda, um nível abaixo da casa, recebeu grama-amendoim na cobertura, como forma de ampliar o conforto térmico. À direita e abaixo, a espontaneidade das formas orgânicas é outra característica importante no projeto do Arteiro Paisagismo.